Com o avanço da tecnologia e a velocidade com que ela chega até o público, shoppings da região estão se adequando aos novos hábitos de consumo para estreitar o relacionamento com o cliente e garantir, assim, movimento no local. Afinal, os complexos de compra precisam conquistar a preferência do consumidor que, além de não consumir mais como antes, devido ao alto endividamento e dos tempos de economia em ritmo lento, tem à sua disposição nove shoppings no Grande ABC.
Hoje, quem frequenta esses estabelecimentos está cada vez mais acostumado com os recursos tecnológicos que simplificam tarefas do dia a dia. E é pensando na comodidade do consumidor que as unidades estão se adaptando às novidades. Desde o inicio do mês, o Golden Square Shopping, em São Bernardo, implantou o serviço de WhatsApp, por meio do qual um número de celular smartphone pode ser adicionado pelo visitante para que ele tire dúvidas e peça informações sobre lojas, cinema, localização e horário de atendimento, dentre outros serviços.
A gestora de atendimento Solange Borges já comemora o resultado positivo. “As pessoas querem informações rápidas e à mão.” Ela também aponta que, com o novo serviço, o mesmo atendimento que antes era feito pelo telefone tende a cair.
Outro complexo são-bernardense que também aderiu à troca de mensagens instantâneas foi o Shopping Metrópole. “Temos feito testes desde dezembro de 2013. E, atualmente, utilizamos o serviço somente em datas sazonais, por conta da demanda”, comenta a gerente corporativa de marketing da Sonae Sierra Brasil – empresa proprietária e administradora do shopping –, Laureane Cavalcanti. De acordo com ela, o fato de o investimento ser baixo deixa a opção ainda mais viável. Outra novidade que está por vir é projeto para pagar o estacionamento pelo celular, antecipa, sem dar detalhes.
Outra facilidade que os shoppings da região estão adotando são pontos de auto-atendimento para pagamento do estacionamento. Esses totens já estão instalados nas unidades do Golden, ParkShopping São Caetano, Grand Plaza Shopping e Atrium Shopping, ambos em Santo André. Os três últimos, somados ao Shopping ABC, também investiram em identificações de vagas livres nos estacionamentos, com o acionamento de luz verde quando está disponível e vermelha quando está ocupado. Sem contar as placas que mostram o número de locais desocupados.
O bancário andreense Rafael da Costa aprova a tecnologia e ainda destaca a praticidade que o Atrium oferece. “Sempre fotografo o QR Code de onde estacionei meu carro porque vivo esquecendo. Ajuda a economizar tempo, já que ele dá a localização exata.”
O ParkShopping também dispõe cabines de recarga gratuita de bateria dos celulares. E desenvolveu aplicativo para smartphones ‘Lápis Vermelho’ que indica as promoções das lojas.
Em dezembro, o Grand Plaza lançou mão de aplicativo para auxiliar os indecisos na escolha do presente, o que deve ser repetido em outras datas comemorativas.
Redes sociais intensificam relacionamento com o cliente
Facebook, Instagram e Twitter já são ferramentas obrigatórias na aproximação entre os consumidores e os shoppings da região.
As páginas do ParkShopping São Caetano, Golden Square Shopping, São Bernardo Plaza Shopping, ABC Shopping, Grand Plaza Shopping, Atrium Shopping, Metrópole, Mauá Plaza Shopping e Shopping Praça da Moça estão disponíveis nas redes sociais.
Os nove complexos de compra do Grande ABC contam com equipes que atualizam as páginas com informações, promoções e tira-dúvidas, além de imagens e vídeos.
A gerente do Mauá Plaza Shopping, Ariane Oliveira, comenta a importância desses recursos para melhorar o relacionamento com o público. “Atualizado e com informações respondidas em horário comercial, nossa página funciona muito bem como uma central de atendimento.” Além de aproximar o cliente, ajuda na divulgação do local, já que o usuário pode fazer uma marcação de que esteve no shopping, o que fica disponível a toda sua rede de amigos.
Marina Teodoro
Especial para o Diário
FONTE: http://www.dgabc.com.br/Noticia/1232777/shoppings-investem-em-tecnologia-para-atrair-consumidores